Falta de fiscalização na construção civil.

Falta de Fiscalização na Construção Civil

Funcionários de um edifício comercial se arriscam para realizar a troca de uma lâmpada de sinalização.

Nos últimos anos, centenas de novos prédios surgiram em todas as cidades brasileiras e, para quem possui um conhecimento profundo do assunto, ficam evidentes as falhas de projetos e as falhas construtivas que neles ocorrem e ainda, a ineficácia da fiscalização dos órgãos competentes e suas prefeituras.

A NR8 estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que neles habitem ou trabalhem. A norma menciona que “Os andares acima do solo devem dispor de proteção adequada contra quedas, de acordo com as normas técnicas e legislações municipais, atendidas as condições de segurança e conforto.”

É muito comum encontrar edificações novas que não possuem guarda corpos ou beirais que atendam as especificações da NBR 9070 – Saídas de emergência em Edifícios. Após uma breve leitura da norma, ficará claro que patamares, mezaninos e outros devem ser protegidos de ambos os lados por paredes ou guarda-corpos contínuos de no mínimo 1,30 metros de altura, quando acima de 12 metros do solo adjacente.

Trabalhador realiza atividade de manutenção ao lado de beiral em alvenaria

Trabalhador realiza atividade de manutenção ao lado de beiral em alvenaria que não possui a altura mínima de 1,30m acima do nível de acesso.

No caso de bloqueio da rota de fuga quando em um incêndio de grandes proporções, algumas pessoas acabam subindo para o topo do prédio na esperança de fugir da ação das chamas e nestes casos torna-se evidente a necessidade de instalação de dispositivos de segurança, platibandas elevadas ou guarda-corpos instalados em todo o perímetro.

Incêndio no edifício Joelma no centro de São Paulo em 1974.

Incêndio no edifício Joelma no centro de São Paulo em 1974, as pessoas se aglomeravam nas ultimas lajes na esperança de fugirem das chamas e serem resgatadas.

Para a manutenção da segurança a todos os usuários e trabalhadores, é de fundamental importância que os novos projetos e edificações atendam aos requisitos básicos descritos em NR´s, NBR´s e Códigos de obras.

Autor: Hangar Engenharia e Perícias
Voltar para Home.