
O que é o Laudo de Vizinhança?
O Laudo de Vizinhança ou Laudo Cautelar de Vizinhança, é o documento legal que visa evitar ações judiciais em casos de danos causados por uma obra em imóveis localizados em seu entorno. A partir de uma inspeção realizada nos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obra, é feito um registro fotográfico e escrito do padrão construtivo, tipologia, idade estimada, estado de conservação e de eventuais anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos dessas edificações.
Para que serve o Laudo de Vizinhança?
O Laudo de Vizinhança fornece informações técnicas que possam auxiliar na definição de procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra. Durante a vistoria da vizinhança são registradas as anomalias e falhas construtivas existentes nos imóveis localizados na área de abrangência do canteiro de obras, mitigando possíveis ações jurídicas durante ou após a construção.

Exemplos de patologias encontradas em uma vistoria de vizinhança

Trincas na mureta de jardim e no muro de divisa.,

Trinca vertical na parede da casa.

Afundamento e trincas no piso.
A quem se destina o Laudo Cautelar de Vizinhança?
À pessoa física ou jurídica que deseje realizar a construção de um imóvel de pequeno, médio ou grande porte ou executar uma reforma que possa gerar impacto nos imóveis vizinhos. O Laudo de Vizinhança também pode ser solicitado pela pessoa física ou jurídica que seja vizinha da obra e queira se resguardar contra possíveis danos causados pela futura construção.
Quais itens são vistoriados?
A Hangar Engenharia e Perícias, irá vistoriar nos imóveis que se localizam na área de abrangência do canteiro de obra os seguintes sistemas construtivos, não se limitando a estes:
- Trincas, fissuras e rachaduras existentes
- Infiltrações e manchas provenientes destas
- Estado de conservação dos componentes e sistemas construtivos aparentes, como:• Revestimento argamassado de paredes;
• Revestimento cerâmico de parede e piso;
• Revestimento de pintura interno e externo;
• Batentes e esquadrias em geral;
• Telhados e coberturas;
Normas Técnicas Aplicadas:
Os laudos de vistoria atendem às Normas Técnicas da ABNT e às recomendações do IBAPE, entre elas:
• Norma de Vistoria de Vizinhança – Procedimentos básicos executivos – IBAPE.• NBR 13752 – Norma Brasileira para Perícias de Engenharia na Construção Civil.
• NBR 12.722 – Discriminação de serviços para construção de edifícios.